.
MUITO IMPORTANTE!!!
LEIAM.....
Fica a informação e tenham muito cuidado.
Aviso à navegação pedestre!
Depois de dois meses de mau tempo e tempestade houve quem fosse dar uma volta pela praia de Faro, e o que viu na rebentação deu que pensar.
Viu uma linha de rebentação constituída por minúsculas patas de caranguejo, o mar a engolir a praia, e acima de tudo (o motivo que lhe fez escrever este pequeno texto) duas caravelas Portuguesas mortas, mas ainda frescas.
Sabem o que é isso? Caravelas Portuguesas?
Bem. É apenas uma modesta medusa (alforreca) azul e extremamente tóxica.
Se virem alguma por favor não lhe toquem.
Mesmo morta o seu tecido mole morde como uma serpente, e as marcas que deixa na pele são definitivas, irreversíveis - tatuagens indesejáveis.
A dor é indescritível, e se for uma criança a manuseá-las pode mesmo morrer envenenada.
Não são comuns em Portugal, são criaturas habitualmente encontradas em climas tropicais.
Não é a 1ª vez que aparecem no Continente, mas nunca tinha visto nenhuma ao vivo nem tinha conhecimento de terem aparecido no Algarve.
Quando surgem nas praias estas são fechadas ao público e consideradas tão perigosas como os tubarões que deambulam na área.
O tempo está a melhorar e os passeios à beira-mar tornam-se apelativos à descontracção.
No entanto se virem criaturas como estas limitem-se a olhar e sigam à vossa vida.
(por D.L.)
.
Boas!
ResponderExcluirGostei da descrição e do aviso, vim parar a este blogue porque faço caça submarina e de domingo (19-9-20109) até hoje (21-9-2010) já vi dentro de água duas, VIVAS, uma em Albandeira e outra próximo da Srª da Rocha, não sei se são caravela ou não mas têm pelo menos 1,60 m e parece que têm couve flor nos tentáculos, as duas a menos de 30 m da praia!!! Resumindo, quem embater num bicho destes dentro de água pode ficar numa situação deveras complicada pois serão dores intensas provavelmente numa zona sem pé. AGRADEÇO QUE SE POSSIVEL DIVULGUEM ESTA SITUAÇÃO POIS NÃO PERCEBO MUITO DISTO DAS INTERNETES. OBRIGADO.